DECORA ARQUITETURA por DÉBORA DINIZ | (21) 97946.9700 | decoraarquitetura@yahoo.com.br

Sorveteria Bicota

Uberlândia/MG

Desde o início o projeto consistia em remodelar o espaço interno da sorveteria, com substituição do forro de gesso e piso, execução de projeto luminotécnico, aproveitamento do mobiliário existente, entre outros.
 

Na fachada, buscou-se valorizar o caráter histórico do prédio e manter a identidade com a Igreja N. Sra. do Rosário - últimos exemplares que guardam as características da antiga e tradicional Praça Rui Barbosa.
 

Alguns detalhes foram pensados exclusivamente para o projeto da sorveteria, como os quadros que decoram a parede à direita da entrada. A ideia de criar sorvetes feitos de tecido foi uma maneira de enfatizar a produção artesanal dos Sorvetes Bicota (desde 1977). Os sorvetes e casquinhas, suas cores e estampas foram cuidadosamente pensados pela arquiteta. A execução dos quadrinhos coube ao Atelier Mon Petit (http://ateliermonpetit.blogspot.com).
 

Além dos quadros decorativos, foram criados painéis sobre as portas de entrada com fotos que comparam o entorno atual da sorveteria com as primeiras décadas do século passado. Tal intenção surgiu da vontade dos proprietários de expor aos amigos e clientes a história da sorveteria e do próprio espaço que ela ocupou na cidade ao longo dos anos. Esse tipo de exposição suscita uma viagem no tempo e contou com fotos do Arquivo Público Municipal. 

Outro elemento que marcou a reforma da sorveteria foi o poste central que auxilia na sustentação do pavimento superior. Antes da intervenção ele estava revestido de fórmica e ficava encoberto. Partindo do conceito de valorizar a história do estabelecimento, optou-se por retirar essa "casca" e deixar o pilar de ferro maciço a vista. Esbelto, ele se destaca no centro da sorveteria.
 

Confira as imagens deste projeto que resultou em um espaço mais belo, atual e aconchegante. Saboreie a tradição dos Sorvetes Bicota e aprecie um pouco do seu passado. E o mais importante: sinta-se em casa, porque o ambiente é acolhedor, com atmosfera familiar e gente querendo sempre te servir bem!

Fotos: Arquivo próprio​

Próximo projeto