DECORA ARQUITETURA por DÉBORA DINIZ | (21) 97946.9700 | decoraarquitetura@yahoo.com.br

Da criação ao detalhamento, nosso trabalho é COMPLETO. Atuamos desde o conceito do projeto de uma NOVA CONSTRUÇÃO, REFORMA ou ARQUITETURA DE INTERIORES, orientando as fases de obra e coordenando o relacionamento junto a equipe de fornecedores.

Ainda antes da fase de detalhamento - quando se define revestimentos, pedras, iluminação, pontos de elétrica e hidráulica,

automação, marcenaria, mobiliário, etc. - o cliente desperta para um sistema de trabalho onde o PLANEJAMENTO é o

DIFERENCIAL para a qualidade e sucesso do seu projeto.

Projeto Arquitetônico

Contempla a criação de uma edificação, seja ela residencial ou comercial. É responsável por resolver todas as demandas associadas ao espaço. No projeto arquitetônico são considerados aspectos importantes, como implantação no terreno, insolação, ventilação, fluxos, questões visuais, volumetria, planta, layout, relações entre os ambientes, entre outros. Sua concepção leva em consideração as necessidades e desejos do cliente.

Projeto de Reforma

Corresponde a alteração de um espaço preexistente. Depende do levantamento da área (e por vezes de uma pesquisa junto aos órgãos competentes), para direcionar as possibilidades e demandas impostas pelo cliente em seu programa de necessidades.

Na reforma, assim como no Projeto Arquitetônico, também busca-se apurar aspectos da construção como condições climáticas, fluxos, questões de volumetria, planta e layout, etc. O Projeto de Reforma pode-se referir a uma ampliação (varanda ou cozinha gourmet), modernização de um espaço (banheiro, cozinha, quarto, etc.), de uma casa ou apartamento inteiro.

Projeto de Interiores

Baseado em um processo criativo rico em detalhes, esse projeto envolve a definição dos acabamentos em geral: revestimentos de piso, parede e teto, forro, iluminação, marcenaria, marmoraria, vidraçaria, louças, metais, etc. Ele ainda abrange a definição de peças de mobiliário, cortinas, papel de parede e outros itens decorativos.
Sua contratação pode ocorrer de várias formas:

 

  • Demanda pontual: quando o cliente deseja executar um mobiliário específico (armários para cozinha) ou decorar um único ambiente (um quarto de bebê, por exemplo);

  • Reforma: quando o cliente contrata os serviços da profissional para uma obra de ampliação ou adequação dos espaços e deseja que ela também seja responsável pelo detalhamento de interiores, auxiliando-o na compra desses materiais e desenvolvendo os desenhos técnicos dos pormenores a serem executados na obra;

  • Construção: quando o cliente contrata em conjunto o Projeto Arquitetônico. Neste caso, o resultado final tende a encontrar-se em perfeita harmonia, pois toda a obra foi idealizada de maneira que ambos os projetos se complementassem e traduzissem os anseios do cliente.

 

Assessoria

Um dos ingredientes básicos para o sucesso de uma obra é o acompanhamento constante das atividades: isso proporciona maiores chances de você ter um projeto bem resolvido e uma obra sem interferências, pois a profissional vai trabalhar para garantir que a obra chegue até o final e lhe atenda conforme suas expectativas, indicará profissionais com boas recomendações, acompanhará fornecedores e te deixará ciente de todas as fases (permitindo controlar melhor seus investimentos).

 

Conte com o serviço de assessoria também para auxiliar na escolha de um terreno, analisar um imóvel que se pretende comprar ou ainda avaliar um empreendimento adquirido junto a construtora (elaboração do relatório de vistoria).

 

Arquitetura e Acessibilidade

Desde a graduação Débora sempre deu especial importância às questões que envolvem as pessoas com necessidades especiais (P.N.E). Ainda na França participou de vários projetos voltados para pessoas com deficiência mental e física, onde o foco era a criação de espaços que apoiassem a autonomia dos usuários, respeitando a escala humana, seus limites de locomoção, orientação e percepção do espaço. Como trabalho de conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolveu uma clínica com foco em pessoas com deficiência locomotora, cujo projeto lhe rendeu nota máxima.

 

Foi membro da equipe de Acessibilidade da Empresa Olímpica Municipal atuando na fiscalização dos projetos do Parque Olímpico, colaborando para a construção de ambientes com excelência em acessibilidade.

 

Dentro desse contexto, Débora ampliou sua habilidade para lidar com as questões pertinentes a esse universo que exige conhecimento específico e sensibilidade. São projetos que envolvem a adequação de um imóvel ou mobiliário a determinados usuários, como por exemplo aqueles que fazem uso de cadeira de rodas. Outro caso clássico são os idosos, que nem sempre demandaram atenção e cuidados quando mais novos, mas que com o passar dos anos precisam adaptar o lar às novas exigências que o corpo e a mente impõem.
 

A arquitetura e acessibilidade funcionam como instrumento de humanização do espaço onde o ser humano, nas suas mais variadas formas, capacidades e autonomia, podem se sentir o motivo maior da elaboração de um projeto.